sábado, 25 de março de 2017

Filósofo ateu reflete sobre a existência de Deus

Filósofo e professor aposentado da Université Paris VIII, Dany-Robert Dufour articula diversos campos do conhecimento em seu novo livro lançado no Brasil.



Em “A Existência de Deus Comprovada por um Filósofo Ateu”, publicado pela editora Civilização Brasileira, ele investiga antropologia, história, filosofia política e psicanálise para analisar a propensão humana a crer em Deus.

Já nas primeiras páginas do livro o autor declara que não se converteu. E mesmo diante da pesquisa diz que até hoje não sentiu nenhum sinal prenunciador de uma conversão. Sua intenção com o livro é trazer para o campo da discussão filosófica a forma e o lugar da presença do divino na modernidade e na pós-modernidade.

Dufour baseia sua argumentação na neotenia humana, tese neodarwiniana que vê o homem como um ser inacabado. Por essa lógica, o filósofo afirma que as instituições que constituem a cultura suprem uma carência nativa e levam à necessidade de invenção de um par sobrenatural.

No livro, ele defende que a existência de Deus na cabeça dos homens é uma necessidade de estrutura.

O professor questiona se, eliminada a existência do “outro sobrenatural”, o homem não estaria condenado ao radicalismo, à depressão diante de um mundo menos simbólico, à tentação de se recriar com o apoio das tecnociências ou até mesmo à sua própria extinção.


Ex-diretor de pesquisa do Collège International de Philosophie, dany Robert- Dufour ministra com regularidade aulas no exterior, especialmente no Brasil, na Colômbia e no México. É autor também do livro “A Cidade Perversa: Liberalismo ePornografia”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário