terça-feira, 16 de agosto de 2016

Escrita criativa: sete conselhos práticos



Um dos temas mais fascinantes deste gênero de leituras são os hábitos dos escritores, ou de quem se dedica à escrita criativa.

Por isso não consigo resistir a nenhum artigo com o título Os sete hábitos dos escritores a sério. E achei-o suficientemente interessante para decidir resumir aqui os sete hábitos de quem se dedica seriamente à escrita criativa:


1 - Escrever – escritores escrevem. Sempre. Todos os dias. Com horário marcado. Não basta pensar em escrever; não basta falar em escrever; não basta planejar o que se vai escrever. É preciso escrever.

2 - Focar – enquanto se escreve não se pode fazer mais nada. Não se pode verificar os e-mails, ir ao Facebook, fazer as palavras cruzadas. Reserve um tempo para a escrita (nem que seja só meia hora) e nesse período não faça mais nada senão escrever.

3 - Ler – os escritores leem muito. Alguns vivem apenas para ler e escrever. Mesmo que não seja esse o caso, dificilmente poderá progredir na escrita se não ler bastante. E não deve ler só aquilo que escreve. Se é guionista, não leia só guiões. Agarre num livro que tenha reservado para mais tarde e comece a lê-lo ainda hoje.

4 - Aprender – podemos aprender muito só pela leitura de grandes obras. Mas também é bom ler também sobre o ofício da escrita e da criatividade – memórias, autobiografias, ensaios, livros de técnica ou de inspiração. Livros como The Creative Habit, On Writing, ou Adventures in the Screen Tradesão janelas abertas sobre os processos mentais dos autores e criadores. Há também blogues, como este, e revistas que se dedicam apenas a esse tema. Leia-os com regularidade e vai seguramente melhorar a sua escrita criativa.

5 - Reescrever – como foi aqui citado recentemente, Francis Ford Copolla diz que "A reescrita é o nome do meio da escrita". Hemingway também deixou bem claro que "A primeira versão de qualquer coisa é uma merda". Se eles acham isso, como é que nós podemos pensar que as nossas primeiras versões já são suficientemente boas?

6 - Ser profissional – como Somer­set Maugham muito bem dizia "Eu escrevo só quando a inspiração bate à porta. Felizmente, ela bate à porta todas as manhãs às nove em ponto.” Os amadores debatem-se com as crises e a falta de inspiração; os profissionais sentam-se e escrevem.

7 - Refletir – quem leva a sério a escrita criativa não se limita a escrever – reflete sobre o que escreve, a forma como escreve, as razões porque escreve. Analisa os seus pontos fracos e fortes. Toma decisões conscientes sobre aonde quer levar a sua escrita, e de que formas o vai fazer.

Pode ler o artigo completo aqui (em inglês). Quando terminar pare imediatamente de procrastinar e recomece o que estava a escrever.




Nenhum comentário:

Postar um comentário