terça-feira, 7 de junho de 2016

Ainda Sobre a Escrita - Max Moreno

Sobre os "NOVOS TALENTOS" da Literatura Brasileira




É possível que você já tenha ouvido alguém dizer por aí que o “segredo” de uma “boa” escrita está na SIMPLICIDADE, não é mesmo? Mas você já parou para pensar o que a palavra SIMPLICIDADE significa em termos de literatura? Certamente não é a mesma definição que você tem em mente. Clarice Lispector já dizia: “Que ninguém se engane; só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.” Mas, afinal, o que ela queria dizer com isso?
Para você que está começando agora no tortuoso caminho da ESCRITA LITERÁRIA, é importante lembrar que por trás da aparente SIMPLICIDADE da escrita do seu autor favorito existem técnicas que você nem imagina. Isso mesmo; pode parecer um paradoxo, mas é preciso SOFISTICAÇÃO para se chegar a SIMPLICIDADE. É isso que Clarice nos diz.

Então, meu amigo, mesmo se considerando um JOVEM TALENTO da literatura, você não chegará a lugar algum sem antes dedicar muitas horas da sua vida a muito estudo e trabalho. É preciso aprender, entender e dominar as técnicas do ofício. Caso contrário, ninguém vai te levar a sério. Pense nisso.

A dica é: esqueça (pelo menos por enquanto) o seu TALENTO NATURAL e estude o máximo que puder. Só assim terá alguma chance.



Nenhum comentário:

Postar um comentário