quarta-feira, 25 de maio de 2016

Convidado para a próxima Flip, Bill Clegg prossegue em novo livro a saga de recuperação das drogas.


Escreva sobre o que conhece, é o clichê do conselho a aspirantes a romancista. No caso de Bill Clegg, poderiam esperar que ele estreasse na ficção escrevendo sobre o mundo editorial de Nova York, suas festas e pequenas traições. Ou a vida dupla que levou como um dos mais bem-sucedidos agentes literários da cidade e assíduo frequentador de bocas de crack. Mas ele se deslocou para longe das multidões insensatas.

Clegg é conhecido no Brasil por dois volumes de memórias, Retrato de Um Viciado Enquanto Jovem (2011) e Noventa Dias (2013), em que narra sua descida ao inferno da dependência de drogas e o começo da recuperação. Uma recuperação que incluiu uma volta à cidade natal, em Connecticut, e inspirou o recém-lançado primeiro romance, Você Já Teve Uma Família?

O livro foi indicado para os dois mais importantes prêmios literários da língua inglesa, o Man Booker Prize, da Inglaterra, e o National Book Award dos Estados Unidos. Você Já Teve Uma Família? começa com uma tragédia na véspera de um casamento que consome vidas caras à protagonista, numa cidadezinha como a bela Sharon, onde o autor cresceu. A segunda parte da trama se passa do outro lado do país, na costa Noroeste do Pacífico. A trama se instalou na imaginação de Clegg quando ele escreveu a frase “Ela vai embora”.

A protagonista parte, sim, e o romance não sofre de nenhum triunfalismo sobre a adversidade. É uma meditação quieta sobre escolhas, consequências e a busca pelo perdão. Como diz uma personagem na conclusão, “o que se espera de nós, é ficar aqui e cumprir o nosso papel”.

Texto original - O Estado de São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário