sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Histórias do Oscar para ler


A lista de filmes indicados ao Oscar deste ano traz produções que já são bem conhecidas do grande público por terem sido contadas antes em livros, boa parte deles best-sellers.

Se você é daqueles que gostam de conferir todos os lados da história, listamos os títulos que deram origem a essas produções:

Sniper Americano, de Chris Kyle (Intrínseca)

O livro é um relato autobiográfico do atirador mais letal da história das forças armadas dos EUA. Em 10 anos de serviço, o atirador de elite Chris Kyle alcançou o recorde de mais de 150 mortes confirmadas pelo Pentágono. Na obra, ele fala dos sofrimentos da guerra, da morte brutal de companheiros, da frieza e precisão que desenvolveu ao longo dos anos e da dificuldade de readaptação dos que retornam ao lar. Em 2013, ele foi assassinado por um veterano de guerra que sofria de estresse pós-traumático. O filme dirigido por Clint Eastwood concorre ao Oscar em seis categorias, entre elas: melhor filme e melhor ator (Bradley Cooper). Disponível também em formato digital.

Vício Inerente, de Thomas Pynchon (Companhia das Letras)

Na Califórnia do início dos anos 1970, um detetive particular investiga o sequestro de um bilionário latifundiário. Esse desaparecimento é parte de uma conspiração maior, que envolve surfistas, traficantes, contrabandistas, policiais corruptos e a temível entidade conhecida como Presa Dourada. O longa disputa dois prêmios no Oscar: melhor figurino e melhor roteiro adaptado.

Garota Exemplar, de Gillian Flynn (Intrínseca)

Publicada em 2012, a trama de Flynn já é bem conhecida: no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento, e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Mas será esse o caminho para resolver o mistério? O livro, que já era best-seller, teve suas vendas triplicadas nos EUA na véspera da estreia do filme. No Oscar, Rosamund Pike concorre na categoria de melhor atriz. Disponível também em formato digital.

Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges (importado)

A obra de 1983 foi base para a produção O Jogo da Imitação, sobre Alan Turing, o homem que decifrou os códigos secretos nazistas e lançou as bases para os computadores atuais, e que enfrentou, ainda jovem, uma castração química por ser homossexual. O filme tem oito indicações ao Oscar, entre elas a de Benedict Cumberbatch para melhor ator. Disponível apenas em formato digital.

Adaptado para o cinema como Livre. No livro autobiográfico, a escritora Cheryl Strayed conta sua jornada aos 26 anos, logo após a morte repentina da mãe e o fim de seu casamento: caminhar 1.770 quilômetros da Pacific Crest Trail (PCT) – trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos, do deserto de Mojave, através da Califórnia e do Oregon, em direção ao estado de Washington – sem qualquer companhia. O filme concorre em duas categorias, entre elas a de melhor atriz pela atuação de Reese Witherspoon no papel de Cheryl. Livro disponível também em formato digital.


A Teoria de Tudo, de Jane Wilde Hawking (Editora Única)

O título escrito pela primeira mulher de Stephen Hawking inspirou o longa A Teoria de Tudo. Nele, Jane conta sua vida com o cientista, os obstáculos enfrentados pela doença desde a faculdade, os 25 anos de casados e as superações de Hawking. Foram 10 anos até que o filme ficasse pronto. No Oscar, a produção concorre em cinco categorias, incluindo melhor filme, melhor ator (Eddie Redmayne) e melhor atriz (Felicity Jones). Em pré-venda. Lançamento: 10/02.

Para Sempre Alice, Lisa Genova (Nova Fronteira)

O livro deu origem ao filme homônimo que conta a história de Alice Howland, a professora com a memória mais afiada de Harvard e que é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável que afeta principalmente a memória. Julianne Moore disputa o Oscar de melhor atriz pela atuação no longa. Em pré-venda. Lançamento: 18/02.





Nenhum comentário:

Postar um comentário