quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

FBI monitorou dezenas de escritores afro-americanos, revela livro


Dezenas de escritores afro-americanos foram monitorados, durante décadas, pelo FBI, segundo um livro que será publicado neste mês nos Estados Unidos. A descoberta foi feita a partir da análise de documentos — até então confidenciais — produzidos pela organização policial entre as décadas de 30 e 70, período em que o FBI foi chefiado por John Edgar Hoover.

Os documentos, que juntos somam mais de 1,8 mil páginas, detalhavam as atividades de mais de 50 autores e criticavam as suas obras. O acadêmico William Maxwell, responsável pela descoberta, afirmou que Hoover comandou os monitoramentos impulsionado pela sua crença de que literatura poderia incentivar movimentos de esquerda e protestos promovidos por afro-americanos.

No livro "FB eyes: How J Edgar Hoover’s ghostreaders framed African American literature", William Maxwell argumenta ainda que Hoover tinha um "fascínio pela cultura negra" e que o "FBI é, talvez, a mais dedicada e influente (organização) crítica à literatura afro-americana". Ao jornal inglês "The Guardian", o acadêmico afirmou que Hoover via uma "crescente relação entre a alfabetização negra e o radicalismo negro". Veja a lista de alguns escritores monitorados pelo FBI.

Fonte: O Globo





Nenhum comentário:

Postar um comentário