quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Histórias de musas da MPB são reveladas em livro da jornalista Rosane Queiroz


Uma verdade sobre a música é universal: as mulheres são grandes inspirações para canções. E quem de nós nunca quis conhecer as almas femininas que inspiraram artistas? Por exemplo, Lígia, aquela de olhos castanhos que metiam mais medo que um dia de sol, era professora primária e, na verdade, nunca andou com Tom Jobim pela praia até o Leblon. No máximo, aceitou uma carona em seu fusca azul.

E a espanhola, da famosa música de Guarabyra e Flávio Venturini? A canção foi inspirada em uma jovem que vendia ácido no trânsito, nos anos 70. E quando o músico Ivan Lins evoca Madalena, sua musa mais célebre, está na verdade se referindo a uma pessoa chamada Vera Regina.

Todas essas músicas e algumas outras têm agora as suas histórias desvendadas por Rosane Queiroz, jornalista apaixonada por música, que também se dedica ao piano e ao canto. Rosane se dedicou durante uma década investigando as histórias por trás das canções que têm como título um nome de mulher ou uma expressão que remeta à figura feminina. Desse trabalho nasceu 'Musas e músicas: a mulher por trás da canção'. O livro é o primeiro dedicado aos mistérios e as tramas que envolvem as amadas e amantes citadas no cancioneiro nacional.

No livro, estão as musas clássicas das paixões avassaladoras, dos corações partidos e dos romances proibidos que dominavam as composições do passado. Mas também tem espaço para as amadas contemporâneas, como a descolada Anna Júlia, do hit da banda Los Hermanos. De acordo com o livro, inclusive, a moça esclarece que o ar blasé com que a descrevem era, na verdade, apenas timidez.

Algumas histórias são surpreendentes, como por exemplo é o caso de 'Pérola Negra', de Luiz Melodia, escrita para a amada que relutava em abandonar o namorado oficial. E há ainda aquelas amparadas em momentos de pura fugacidade, como Dora, que Dorival Caymmi criou ao se encantar por uma passista de frevo, anônima, que avistou da janela de um hotel.


Segundo livro de Rosane, 'Musas e músicas' faz uma visita aos bastidores e aos diferentes estilos e períodos da música brasileira. O livro passeia pela boemia cheia de romantismo da bossa nova, a exuberância dos tropicalistas, o imaginário de excessos e misturas dos anos 80.

Fonte: iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário