sexta-feira, 17 de outubro de 2014

‘Um Cântico para Leibowitz’ ganha nova edição brasileira


O escritor norte-americano Walter M. Miller Jr. (1923-1966) tem seu nome na lista de principais autores de ficção científica. De sua vasta bibliografia, apenas o livro Um Cântico para Leibowitz foi publicado em vida. Agora, a obra ganha uma nova edição brasileira, com extras que ajudam o leitor a compreender melhor o universo criado por Miller.

Lançado em 1959, Um Cântico para Leibowitz venceu o Prêmio Hugo como melhor romance em 1961 e é um dos livros mais traduzidos do gênero. No Brasil, a última edição do título datava de 1980.

O relançamento da obra, este mês, pela editora Aleph, traz extras como um glossário cultural e uma lista de termos e expressões em latim não traduzidos pelo autor.

Comparada a livros como 1984, de George Orwell, e Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, a história criada por Miller tem como contexto a era pós-nuclear. 600 anos depois de uma catástrofe que quase aniquilou a Terra, um jovem noviço encontra-se com um velho peregrino sem saber que guardam um frágil elo com o século 20.

Um Cântico para Leibowitz surgiu de três contos do autor publicados na revista The Magazine of Fantasy and Science Fiction, em 1955, 1956 e 1957. Os textos foram posteriormente reunidos para formar as três partes em que o livro se divide. O romance está entre as dez melhores obras pós-apocalípticas eleitas pela revista Time.


Fonte: Saraiva (Andréia Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário