segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Romance inacabado de Saramago sai em outubro no Brasil


O livro Alabardas, Alabardas, única obra inacabada do escritor português José Saramago, chega ao Brasil em outubro, pela Companhia das Letras. O autor escreveu apenas os primeiros capítulos do livro cujo tema é guerra e violência, assuntos já abordados em muitos de seus trabalhos.

Por se tratar de uma obra incompleta, o livro traz um texto do escritor italiano Roberto Saviano e outro do espanhol Fernando Gómez Aguilera. A ilustração da capa é de Günter Grass, Prêmio Nobel de Literatura. A edição brasileira inclui também um texto assinado pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares.

O título conta a história de Artur Paz Semedo, funcionário modelo de uma fábrica de armas que é abandonado pela mulher, uma pacifista, pois esta não consegue mais conviver com o ofício do marido. Ele, que nunca questionou o trabalho e nem as ordens da empresa, começa então a ficar com a consciência incomodada com relação à sua profissão.

Segundo Pilar del Rio, viúva do autor, o título da obra foi inspirado na tragicomédia Exortações da Guerra, de Gil Vicente. Ela ainda declarou ao site da Fundação José Saramago que esse é o último texto inédito – além da correspondência pessoal— do autor, ou seja, sua última obra.

Fonte: Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário