quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Brasileiro autor do livro “Mil Rosas Roubadas” ganha prêmio literário no Chile


O escritor brasileiro Silviano Santiago ganhou o Prêmio Ibero-americano de Letras José Donoso, "por sua contribuição ao pensamento e criação literária na América Latina", anunciou, nesta quarta-feira, o júri da premiação.

O prêmio é concedido pela Universidade de Talca, que busca destacar o trabalho, a originalidade e a qualidade de autores latino-americanos, e é composto por uma medalha, um diploma e um cheque de US$ 50 mil.


"A partir de fortes tradições da cultura brasileira, (Silviano Santiago) realizou contribuições importantes para o pensamento e a criação literária da América Latina", afirma o relatório que formalizou a premiação.

O júri também levou em conta a carreira prolífica de Santiago, cujas obras incluem poesias, romances, contos e ensaios.

Autor de "Mil rosas roubadas” (Companhia das Letras), Santiago se formou em Filosofia e Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, e é doutor em Literatura pela Universidade de Paris.

Segundo os membros do júri, ele é criador "dos conceitos de 'entre-lugar' e 'cosmopolitismo do pobre'; suas narrativas e ensaios propõem um pensamento original sobre as identidades, as minorias e as relações de gênero, construindo pontes entre diversos contextos culturais latino-americanos em uma perspectiva integradora."

O júri foi composto pela escritora chilena Raquel Olea; Celina Manzoni, da Universidade de Buenos Aires; Andrea Pagni, da Universidade de Nuremberg, na Alemanha; o escritor peruano Fernando Iwasaki; e Jorge Lobo, da Universidade de Santa Catarina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário