quinta-feira, 11 de setembro de 2014

"A Morte de Ivan Ilitch" de LievTolstói ganha edição em HQ


Considerada por escritores como Vladimir Nabokov uma das obras máximas da literatura russa, "A Morte de Ivan Ilitch" (1886) foi o primeiro livro de Liev Tolstói após ele ter largado momentaneamente a escrita para se dedicar à espiritualidade. O autor de vastos panoramas épicos como "Guerra e Paz" e "Anna Karenina" retornou às letras com um texto curto de menos de 80 páginas, mas de surpreendente profundidade e impacto.

"A Morte de Ivan Ilitch" é transformada agora em HQ pelas mãos do quadrinista brasileiro Caeto, como parte da coleção da editora Peirópolis que traz também clássicos como "Dom Quixote" (Miguel de Cervantes), "Odisseia" (Homero), "Os Lusíadas" (Camões) e "O Corvo" (Edgar Allan Poe) adaptados para quadrinhos por diversos artistas.


A versão da obra de Tolstói não suplanta a original, mas ajuda a dar uma nova dimensão, mais sombria, ao clássico. A escolha de manter muito do excelente texto original é uma das virtudes, e a vida --e principalmente a lenta morte-- do burocrata protagonista ganha ares mais claustrofóbicos com as imagens. A angústia de Ivan Ilitch é acompanhada conforme seu rosto definha. Ele se torna um prisioneiro de sua cama e encara a morte de forma bem literal na HQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário