sexta-feira, 25 de julho de 2014

Suassuna planejava lançar novo romance, ‘O jumento sedutor’, ainda em 2014

Segundo Maria Amélia Mello, editora da José Olympio, casa que publica a obra de Ariano Suassuna, o autor planejava lançar um novo romance este ano. O livro se chamaria "O jumento sedutor" e estava sendo elaborado ao longo das últimas três décadas por Suassuna.


— Eu já tinha recebido uma versão que seria a final, mas, em maio, ele me pediu para fazer algumas modificações. Ele prometeu entregar logo, agora no início do segundo semestre, a nova versão, para que pudéssemos preparar tudo e lançá-lo até o fim do ano. A ideia dele era viajar o Brasil, para divulgar a obra — diz Maria Amélia. — Trata-se de um romance, bastante robusto e com muitas particularidades da obra do Ariano, como molduras nas páginas. Só não posso falar sobre o enredo porque ele havia me pedido para não comentarmos.

Segundo Suassuna declarara em entrevistas, o título de "O jumento sedutor" seria uma referência ao romance "O asno de ouro", lançado pelo escritor romano Apuleio no século II. Agora, o lançamento da obra, de acordo com Maria Amélia, depende do desejo da família do escritor.


— Depende de como ele deixou o livro e do interesse da família. Para a José Olympio, que sempre foi a casa do Ariano, será uma satisfação lançá-lo. Também tínhamos um projeto de fazer uma publicação com as poesias dele, uma parte de sua obra menos conhecida — diz a editora. — Nós mantínhamos um contato forte desde 2002. Há pouco mais de um mês, falei com ele para parabenizá-lo por seu aniversário. Ele foi um homem muito digno, muito honrado, que sabia mesclar o erudito com o popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário