quinta-feira, 5 de junho de 2014

Jornalista Míriam Leitão lança primeiro romance

Jornalista com 40 anos de carreira, Míriam Leitão lança agora sua mais longa aventura pela ficção, o romance Tempos Extremos. A mineira conta com dois livros infantis no mercado e uma elogiada trajetória em títulos de não ficção – seu Saga Brasileira foi premiado com um Jabuti em 2012.


O lançamento parte de um drama familiar e reúne elementos da literatura fantástica para discutir dois importantes aspectos da história do Brasil: a ditadura militar e a escravidão. Em um encontro de família realizado em uma centenária fazenda de Minas Gerais, a introspectiva Larissa observa os desafetos de seus tios, que viveram a adolescência sob o regime militar. É quando passa a ver vultos que remetem ao século 19, tempo em que a fazenda ainda mantinha escravos. Ela, então, passa a pesquisar a história do local:

– O Brasil não tem em mente como foi dura, longa e insistente a luta dos escravos pela liberdade – afirma Míriam.


A profusão de personagens confunde o leitor no início do livro. Além disso, os longos diálogos às vezes soam inverossímeis. Mesmo assim, Tempos Extremosconsegue iluminar o passado de modo criativo, configurando uma leitura prazerosa e com rico panorama histórico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário