sábado, 24 de maio de 2014

Livro explica as origens de célebre desenho de Da Vinci

Um homem nu, com braços e pernas esticados dentro dos limites de um círculo e de um quadrado, era a representação máxima das dimensões dos mundos terreno e divino.

“Homem Vitruviano”, obra de Leonardo Da Vinci de 1490 

Esse desenho de Leonardo Da Vinci, esboçado em 1490, depois acabou entrando para a história como um símbolo da sabedoria humana.

Em releituras mais populares, está também na moeda italiana de um euro e virou logotipo de um sem-fim de instituições acadêmicas. Um livro agora revê toda a – conturbada - história da figura.

Em “O Fantasma de Da Vinci”, lançado pelo Três Estrelas, selo editorial do Grupo Folha, o jornalista norte-americano Toby Lester explica as origens de um dos desenhos mais célebres do pintor da “Mona Lisa” e ajuda a entender como ideias medievais e renascentistas moldaram o homenzinho pelado.

Nas palavras de Lester, Da Vinci, que viveu na virada do século 15 para o 16, ainda era um jovem “forte, ágil e musculoso”, longe da cara de profeta barbado com que entrou para a história, quando desenhou o “Homem Vitruviano”.

Vitrúvio era um engenheiro do Império Romano que viveu no século 1º a.C. e escreveu um dos primeiros tratados sobre a construção de espaços arquitetônicos. No documento, ele dizia que “as proporções dos templos sagrados deveriam estar em conformidade com as proporções do corpo humano”.

Fonte: Folha (veja matéria completa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário