quinta-feira, 8 de maio de 2014

Jornal britânico indeniza J.K. Rowling por artigo considerado difamatório

O jornal britânico Daily Mail se desculpou publicamente nesta quarta-feira com a escritora J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, por um artigo em que a difamava, e afirmou que a indenizará pelos danos causados. Na publicação, o tabloide reconheceu que em um texto publicado em 28 de setembro de 2013 concluiu “falsamente” que a autora havia exagerado e mentido ao contar que tinha sido estigmatizada por ser mãe solteira quando ajudava em uma paróquia.


O artigo, intitulado “Como a história sentimental de J.K. sobre seu passado como mãe solteira surpreende e confunde os fiéis que cuidaram dela”, se baseava em outro escrito dias antes pela autora no site da organização de pais solteiros Gingerbread, no qual ela relatava um exemplo concreto em que alguém se engraçou com ela por ser mãe solteira quando ajudava em uma igreja, mas em nenhum momento generalizou, nem deu a entender que tinha se sentido hostilizada por toda a comunidade religiosa.

Rowling, que apresentou o processo contra o Daily Mail em janeiro, argumentou durante o julgamento no Tribunal Superior que as insinuações do jornal tinham sido “injustas” e “enganosas”, além de terem prejudicado sua reputação e lhe causar constrangimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário