quarta-feira, 28 de maio de 2014

Escritor chinês censurado vence Prêmio Franz Kafka

O escritor chinês Yan Lianke foi escolhido o vencedor do Prêmio Franz Kafka 2014, premiação literária internacional promovida pela República Tcheca. É a primeira vez que um escritor da China vence o Prêmio. Lianke foi escolhido para receber por seu "caráter humanista, sua contribuição à tolerância cultural e religiosa e sua habilidade de apresentar um testemunho do nosso tempo".


Considerado um dos grandes nomes da literatura contemporânea de seu país, Lianke teve quatro romances proibidos pelo governo chinês, entre eles A Serviço do Povo - que ganhou forte repercussão em fóruns na internet e teve os direitos de publicação vendidos para 17 países. O livro foi publicado no Brasil pela Record, que também editou O sonho da aldeia Ding.

Única premiação literária internacional da República Tcheca, o Prêmio Franz Kafka foi criado em 2001. Entre os vencedores de edições anteriores estão o israelense Amos Oz (2013), o japonês Haruki Murakami (2006), o britânico Harold Pinter (2005) e o americano Philip Roth (2001). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário