terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

"Os Filhos da Noite" - Um panorama da Lei Seca nos EUA


Dennis Lehane é um dos principais autores do policial norte-americano contemporâneo, mas seu nome provavelmente só se tornou mais conhecido do grande público após o sucesso de seus livros no cinema. Ele é o autor dos romances que deram origem aos filmes Ilha do Medo, de Martin Scorsese, Medo da Verdade, de Ben Affleck, e aquele que é considerado o melhor deles, Sobre Meninos e Lobos, de Clint Eastwood.



O trabalho de Lehane é dividido em duas vertentes: uma série de histórias de crime mais “ortodoxas”, protagonizada pela dupla de detetives Patrick Kenzie e Angie Gennaro, e romances alentados que pretendem construir um panorama da história americana enfocando um de seus fenômenos mais duradouros, o crime. Os Filhos da Noite, o livro mais recente de Lehane a ganhar edição no Brasil, é, a seu modo, uma sequência da mais ambiciosa obra dessa segunda vertente: Naquele Dia (2009).


O protagonista do livro mais recente, Joe Coughlin, é o irmão mais jovem de um do personagens centrais do anterior, o policial de Boston Danny Coughlin, envolvido na primeira grande greve da polícia americana, em 1909. Visto como uma criança alvo do afeto de uma família claramente disfuncional no primeiro livro, Joe se transforma, em OsFilhos da Noite, em um jovem e ambicioso marginal à sombra dos grandes chefões do contrabando de bebidas nos Estados Unidos da Lei Seca.

Leia um trecho aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário