domingo, 26 de janeiro de 2014

Filha do escritor Albert Camus ainda tem medo de escrever


"Eu estava no corredor da morte e, um dia, o homem que limpava o chão me disse: 'me dá um pacote de cigarro'. Eu disse: 'por quê?', ele insistiu, eu dei e ele me devolveu junto com um livro de bolso. Era "O Estrangeiro". Eu segurei o livro com todos os meus dedos. Camus parece entender o que dá energia às pessoas"; "Camus é um guia para quando as coisas não vão bem. Quando eu preciso dele, eu o chamo. Pode ser a qualquer hora"; "Hoje posso dizer que Camus salvou minha vida"; "Quando o leio, tenho sede de escrever. Foi Camus que fez de mim uma verdadeira autora."



Esses são depoimentos reais de pessoas tão diferentes quanto Ronald Keine, ativista norte-americano que foi inocentado nove dias antes da sua execução; Thibault Tsimi, publicitário camaronês; Islem Meghiref, aprendiz de "pâtisser" argelino; e Patti Smith, a cantora e compositora, todos personagens do documentário "Vivre avec Camus", lançado na França em novembro, mês que comemorou o centenário do autor.

Faz sentido então concluir que essa presença universal foi o que motivou Catherine Camus, filha e gestora da obra do escritor, a desdobrar as viagens do pai pelo mundo -inclusive ao Brasil, que visitou em 1949 acompanhado por Oswald de Andrade, onde escreveu o conto "A Pedra que Cresce"- em um livro, "Le Monde en Partage - Itinéraires d'Albert Camus", lançado no fim de novembro (também) na França e sem previsão de chegada por aqui.


"Não", responde ela, firme, enquanto acende um dos muitos cigarros bem colocados em uma piteira antiga - vício que herdou do pai, fumante inveterado, que não deixou o tabaco nem quando foi diagnosticado com tuberculose. "Reuni fotos e citações da obra do meu pai [algumas inéditas] para tentar mostrar que o mundo não é esta tal mundialização, termo abstrato que dá aos seres humanos um sentimento definitivo de impotência. Quis mostrar que há o céu, a natureza, a beleza..."

E é cercada pela vegetação mediterrânea da Provence que Catherine vive, cercada por quatro cachorros e dois gatos, na casa que foi comprada pelo pai após ganhar o prêmio Nobel em 1957.



Nenhum comentário:

Postar um comentário