terça-feira, 17 de dezembro de 2013

García Márquez é homenageado com estátua em Bogotá


A Prefeitura de Bogotá prestará homenagem ao Nobel de Literatura de 1982, o escritor colombiano Gabriel García Márquez, com uma estátua que representa seus primeiros dias como jornalista na capital da Colômbia e que estará localizada na praça do Palácio do Liévano, sede do governo da capital, a partir desta quinta-feira.


A Secretaria de Cultura, Lazer e Esporte de Bogotá informou em seu site sobre a inauguração da estátua de bronze em tamanho natural feita pela artista Julia Merizalde.

Julia foi a ganhadora de um programa distrital de estímulos à produção artística, o que permitiu o desenvolvimento e instalação da peça nos jardins do Palácio do Liévano em um espaço que será dividido com a escultura "Cascada", de Édgar Negret, e "El Quinde de la Paz", do equatoriano Nixon Córdova.


Com seus inconfundíveis óculos e bigode e um papel na mão esquerda, a estátua de García Márquez parece mais um transeunte no pátio da Prefeitura.

O escritor de 86 anos, nascido na cidade de Aracataca, no departamento de Magdalena, deixou sua região muito jovem e chegou a estudar Direito na Universidade Nacional de Bogotá, mas abandonou o curso para fazer parte da vida intelectual da capital colombiana e do jornal "El Espectador".

A Secretaria de Cultura, Lazer e Esporte coordena passeios turísticos de duas horas pelo Palácio do Liévano todas as sextas-feiras nos períodos da manhã e da tarde. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário