quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Autor x Personagens



Recentemente, conversando com um leitor sobre o meu livro A Outra Sombra, fiquei surpreso ao constatar que algumas pessoas tendem a confundir a personalidade de determinados personagens com a personalidade do autor. 


Tive a impressão de que algumas pessoas acreditam de forma veemente que quando você cria um personagem cruel, é porque você (o autor) também apresenta traços ou tendências à crueldade.  Ou que quando você cria um personagem psicopata, é porque no fundo, você também é um psicopata (risos).

É importante salientar que ficção e realidade são (ou pelo menos deveriam ser) mundos completamente diferentes. Não é porque o autor criou um personagem serial killer, que ele (o autor) vai sair matando as pessoas por aí.

Geralmente o autor cria seus personagens no intuito de mexer com o lado emocional das pessoas. Cria-se um “mocinho” (belo e quase perfeito) para ser amado e admirado por todos; cria-se a mocinha para que haja o “e viveram felizes para sempre” (se é que isso é possível); criam-se as vitimas para que as pessoas se solidarizem com tais figuras. Enfim, cria-se o vilão para ser odiado por todos. Simples assim!

É isso!...

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário