domingo, 30 de junho de 2013

GRANDES AUTORES - EDGAR ALLAN POE


Poe - Um dos autores mais enigmáticos de todos os tempos.



Nascido em 19 de janeiro de 1809 em Boston, Massachusetts, Estados Unidos, Edgar Allan Poe foi escritor, poeta, editor e crítico literário americano. Um mestre em histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por contribuição ao emergente gênero de ficção científica. Poe foi o primeiro escritor americano conhecido a tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difícil. Ainda jovem, ficou órfão de mãe, que morreu pouco depois de seu pai abandonar a família. Poe foi acolhido por Francis Allan e o seu marido John Allan, de Richmond, Virginia, mas nunca foi formalmente adotado. 


Entre suas obras mais notáveis estão: The Raven (O Corvo), um poema repleto de musicalidade, língua estilizada e atmosfera sobrenatural, que foi publicado pela primeira vez em 29 de Janeiro de 1845, no New York Evening Mirror; e The Black Cat (O Gato Preto), um conto considerado por muitos como um estudo da psicologia da culpa. Foi publicado em uma edição do Saturday Evening Post de 19 de agosto de 1843.

MORTE
No dia 3 de Outubro de 1849, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, com roupas que não eram as suas, em estado de delirium tremens, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer apenas quatro dias depois. Poe nunca conseguiu estabelecer um discurso suficientemente coerente, de modo a explicar como tinha chegado à situação na qual foi encontrado. As suas últimas palavras teriam sido, de acordo com determinadas fontes, “It's all over now: write Eddy is no more”, (Está tudo acabado: escrevam Eddy já não existe).
As causas da morte de Poe nunca foram de fato apuradas, sendo bastante comum, apesar de incomprovada, a ideia de a causa do seu estado ter sido embriaguez.

3 comentários:

  1. OI Max! Só para fazer inveja, ganhei uma pilha de livros de vários autores e adivinhe o que encontrei no meio deles? Um livro de contos de terror e mistério do Edgar Allan Poe... (risos). Em breve, darei umas pesquisadas nos sebos da vida (porque os livros são mais baratos, né?)para encontrar outras obras desse autor. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Legal, Raquel... Gosto muito dos contos de Poe. Obrigado pelo comentário :)
    Bjs

    ResponderExcluir