sexta-feira, 14 de junho de 2013

Autores Famosos que Tiveram seus Originais Recusados

Lolita - Vladimir Nabokov

Se você é autor iniciante e, por alguma razão, acha que só os seus originais são recusados, saiba que muita gente famosa já passou por isso também. Muitos dos autores mais famosos do mundo já tiveram seus originais recusados.

Se um dia você já ouviu falar que os livros da britânica J.K. Rowling, criadora de Harry Potter, foram recusados por diversas editoras, provavelmente deve imaginar o tamanho do remorso dessas editoras ao ver que além de ter a série mais vendida de todos os tempos, a autora entrou para a lista das mulheres mais ricas do mundo. Confira na lista abaixo, alguns autores, que após várias rejeições, entraram no mercado editorial pra ficar!

1) Stephen King: Sempre entre os “top 3” no quesito de autores mais bem pagos, o autor de “Carrie, a estranha” e vários outros livros assustadores, foi rejeitado por dezenas vezes em seu primeiro romance. Uma das editoras disse:

“Não estamos interessados em ficção científica que tratam de utopias negativas. Eles não vendem.”

2) Anne Frank: Segundo uma editora, “O Diário de Anne Frank”, que já foi traduzido para mais de 50 línguas e possui atualmente mais de 25 milhões de cópias vendidas, era uma leitura que não valia a pena:

“A menina não me parece ter uma percepção especial ou sentimento que iria elevar esse livro acima do nível de “curiosidade”

3) J.K. Rowling: “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foi rejeitado por dezenas de editoras, inclusive grandes, como a Penguin e a HarperCollins. Bloomsbury, uma pequena editora de Londres, finalmente decidiu lançá-lo, após o pedido da filha de oito anos de um dos chefes executivos da editora.

4) John Grisham: O primeiro livro de Grisham, Tempo de Matar, foi rejeitado por dezenas de editoras e 16 agentes literários antes de ser lançado e se tornar um dos autores mais lidos no mundo com seus mais de 20 títulos de sucesso.

5) George Orwell: Uma das editoras que rejeitaram o grande clássico do autor,’ A Revolução dos Bichos”, foi curta e grossa:


“É impossível vender histórias sobre bichos nos EUA.”

6) Vladimir Nabokov: O primeiro livro do autor, “Lolita”, foi recebido pela editora com as seguintes palavras:

… esmagadoramente nauseante, até para um freudiano iluminado… A coisa toda é uma mistura de uma realidade medonha e uma fantasia improvável. Muitas vezes se torna um sonho neurótico selvagem… “

7) Margaret Mitchell: Com seu primeiro livro que se tornou um filme de muito sucesso, a autora teve seu livro rejeitado por nada mais nada menos que 38 vezes até finalmente encontrar quem publicasse “… E o Vento Levou”.

8) Meg Cabot: “O Diário da Princesa” passou pelas mãos de 17 editoras, para a agonia de Meg, até finalmente ser publicado e lançar a autora e seus futuros best-sellers ao universo dos livros.

9) Stephenie Meyer: Os originais de Crepúsculo foram rejeitados no mínimo 8 vezes por editoras, listadas pela autora, e por agentes literários, onde inclusive um deles respondeu com uma carta desqualificando a obra, sem saber que ela já havia assinado contrato com uma das principais editoras dos EUA.

10) James Joyce: Um dos escritores mais influentes do século XX, amargou 22 rejeições dos originais do seu livro Dublinenses, sendo impressos inicialmente 1.250 cópias, e vendendo no primeiro ano apenas 379, das quais 120 haviam sido compradas pelo próprio Joyce.



Nenhum comentário:

Postar um comentário